terça-feira, 13 de junho de 2017

Siem Reap, a bolha turística do Camboja

 
O Camboja até tem outras atrações, como a ilha de Koh Rong, com praias paradisíacas como as da Tailândia, ou os vestígios da colonização francesa da capital, Phnom Penh. Aqui em Siem Reap, porém, tudo gira em torno de Angkor Wat - se você não tem interesse ou ao menos curiosidade por ruínas, este não é um destino para você.

Entre uma visita e outra ao enorme complexo, os visitantes se recuperam em centros de massagem ou na piscina do hotel e se jogam nos bares e restaurantes da região conhecida como Pub Street, espécie de centrinho nervoso do lugar, com cada centímetro disputado por pedestres e motos que puxam tuk-tuks improvisados.

À primeira vista, tudo parece voltado apenas para mochileiros e a molecada, com carrinhos que vendem comida e drinks a US$ 1, bares com música comercial bem alta e mercados abarrotados de camisetas, badulaques e bolsas de pano de qualidade duvidosa.

Com um olhar mais atento e um pouco de pesquisa, porém, dá para garimpar cantinhos mais serenos, boas opções gastronômicas da Ásia e do Ocidente e até hotéis de charme. Vou lembrar com carinho da culinária de sabor local do Khmer Kitchen, das massas do Il Forno e do delicioso sorvete italiano de caramelo com café do Gelato Lab.

Nenhum comentário: